Graças ao avanço tecnológico que chegou com tudo no meio da odontologia, hoje os pacientes podem se beneficiar de tratamentos mais rápidos, eficazes e menos dolorosos.
Nesse contexto surgiu o aparelho ortodôntico autoligado, que tornou a ida ao dentista bem mais tranquila e curta. Quer saber mais informações sobre esse incrível avanço no mundo dos aparelhos ortodônticos?
Quer saber quais as principais diferenças entre o aparelho ortodôntico tradicional x autoligado? Então continue prestigiando o artigo e conheça essas e outras respostas!
O aparelho autoligado é considerado hoje em dia o avanço mais moderno quando falamos em aparelhos fixos, trazendo mais conforto, sutileza e praticidade diária ao usuário. Por isso, mantenha-se atento ao que há de mais novo mercado ortodôntico.
Para facilitar a organização do presente artigo, optamos por dividi-lo nos seguintes subtópicos: o que é um aparelho ortodôntico tradicional? Por que devo usar um aparelho ortodôntico mais moderno?
O que é um aparelho ortodôntico autoligado? Quais as principais diferenças entre o aparelho ortodôntico tradicional e o autoligado? Considerações finais.
O que é um aparelho ortodôntico tradicional?
Os aparelhos ortodônticos são vulgarmente conhecidos como as “borrachinhas”, por conta da borracha que prende o fio do aparelho as pecinhas coladas no dente e que fica evidente no rosto da pessoa.
Na verdade se trata de um aparelho odontológico que tem como objetivo a correção de possíveis desajustes nos dentes, ajudando também a prevenir problemas na ação mecânica de abrir e fechar a boca, a chamada oclusão.
Sendo assim, o leitor pode estar a se perguntar sobre a necessidade ou não de usar um aparelho ortodôntico. Portanto, prossiga com a leitura e saiba mais a respeito do assunto.
Por que devo usar um aparelho ortodôntico mais moderno?
De fato, quem vai saber se você irá ou não precisar de um aparelho ortodôntico é o dentista, que fará um a avaliação criteriosa e fará, se for o caso, a indicação por esse tratamento.
Contudo, nada impede que pergunte a ele sobre a utilização de um aparelho ortodôntico mais moderno, tal como o aparelho autoligado.
Sendo assim, você deve usar um aparelho ortodôntico mais moderno pois:
- Esteticamente falando ele é sutil.
- Extremamente prático.
- Muito higiênico.
Você saberá mais a respeito dessas vantagens ao ler o restante do artigo.
O que é um aparelho ortodôntico autoligado?
O aparelho ortodôntico autoligado é a evolução do aparelho ortodôntico tradicional, ou seja, ainda com os mesmos objetivos de corrigir o posicionamento dos dentes e a ação mecânica do movimento de mastigação, mas com estrutura completamente diferente.
No autoligado não existe mais a necessidade das “borrachinhas” por exemplo, assim como também não há mais a necessidade de exercer pressão no sentido contrário aparente.
Sabendo então dessa evolução, então quais seriam as principais diferenças entre o antigo modelo de aparelho e o autoligado, mais moderno?
Quais as principais diferenças entre o aparelho ortodôntico tradicional e o autoligado?
De fato as vantagens são enormes, portanto apenas citaremos algumas diferenças aqui entre os dois modelos para que o artigo não fique muito grande.
Entre as principais diferenças podemos citar:
- A começar pela própria visita ao dentista, ou seja, a colocação do aparelho autoligado pelo profissional é muito mais rápida do que a do aparelho tradicional, cerca de 35% mais veloz.
- Quando o fio precisa ser trocado a sensação de desconforto é bem menor no autoligado, pois exerce menos pressão.
- Esteticamente deixa o rosto bem mais bonito, já que o aparelho autoligado dispensa o uso das “borrachinhas”.
- Como os fios do autoligado não precisam de troca mensal, as visitas ao dentista também diminuem, chegando a intervalos de até 10 semanas durante o tratamento.
- O autoligado é muito mais higiênico, pois como dispensa as “borrachinhas”, também diminui a possibilidade de presença de bactérias.
- O usuário passa a ter muito mais conforto com o autoligado, pois a probabilidade de se machucar com o próprio uso do aparelho é bem menor, já que suas peças são anatômicas.
E muito mais! Após tantas vantagens alguém ainda tem dúvidas sobre qual aparelho ortodôntico desejará usar? Converse com seu dentista e trace um planejamento de tratamento.
Considerações finais
Os aparelhos ortodônticos são uma necessidade e devem ser considerados ainda na fase infantil, quando a arcada dentária ainda está em formação. Mas se de fato o dentista considerar que realmente sua utilização é necessária, por que não optar pelo mais moderno? Por aquele que trás mais vantagens?