A especialidade de dentística restauradora, também conhecida como odontologia Estética é usada para clarear, aumentar, diminuir e corrigir de pequenas à grandes imperfeições, além de disfarçar tudo que pode prejudicar a beleza e harmonia de um sorriso.
Dentro essa especialidade, a lente de contato dental tem sido cada vez mais buscada como forma de tratamento para melhorar a aparência e restaurar dentes lascados ou danificados. Já sendo a técnica preferida dos famosos.
O que é lente de contato dental?
Trata-se de um tratamento estético rápido, pouco evasivo e que não necessita nem de anestesia. O paciente entra no consultório do dentista com sorriso desalinha ou amarelado e, em menos de duas horas sai de lá com um sorriso igual ao dos famosos.
Lentes de contato dentais são restaurações dentárias feitas com facetas de cerâmica injetada. Também chamada de facetas ceramicas ou dentes de porcelana, proporcionam mais resistência aos dentes e melhores resultados quanto à durabilidade, estética e naturalidade do sorriso.
As lentes de contato são facetas super finas, com espessura muito inferior às facetas laminadas, moldadas por uma impressora 3D e colados na superfície frontal de cada dente. A espessura de cada capa é tão fina (de 0,2mm a 0,4mm) que se compara à lente de contato para os olhos, por isso o nome.
Principais indicações das lentes de contato dentais:
Corrigir o tamanho dos dentes, deixando o sorriso mais proporcional
Fechar espaços e aproximar dentes que estão separados um do outro
Melhorar a cor dos dentes que não podem ser corrgidos pelo clareamento dental
Melhorar a aparência de dentes que sofreram muitos desgastes
Melhorar a aparência dos dentes quebrados, lascados ou danificados
Alterar a forma /ou o formato dos dentes (incisivos laterais conóides)
O preço da lente de contato dental depende da quantidade de dentes que vai receber as lentes, pois cada pessoa possui problemas e características distintas. Por isso, é estimado após uma avaliação com o dentista.
Entenda a diferença da lente de contato dental e das facetas
Tanto a lentes de contato quanto a faceta de porcelana são indicadas para melhorar a aparência e corrigir imperfeições dentárias que prejudicam a saúde bucal e harmonia do sorriso. Como forma de tratamento menos invasiva, as duas opções são coladas na superfície frontal de cada dente.
O que realmente diferencia uma da outra é a espessura e o tanto de desgaste que o dente vai precisar sofre para receber a lente de contato ou facetas dental.
A lente de contato dental são capas ainda mais finas, com cerca de 0,2 a 0,4mm de espessura, sendo ainda menos invasiva, ou seja, com necessidade de pouco ou nenhum desgaste do dente. Normalmente são mais indicadas para branquear os dentes ou corrigir a estética.
Já as facetas de porcelana são capinhas com 7 mm de espessura e exige um pouco mais de desgaste do dente para ser colada na face frontal. Normalmente são mais indicadas para paciente que tem dentes com múltiplas restaurações ou que a cor esteja muito escurecida.
Vale ressaltar que a escolha entre lente de conto e faceta de porcelana depende de múltiplos fatores, entre eles, a necessidade individual de cada paciente. Somente o dentista, após avaliação pode determinar o procedimento mais adequado para cada um.
Qual a duração de uma lente de contato dental?
Apesar da grande durabilidade e do material resistente, as lentes de contato não são eternas e devem ser trocadas no período de 8 a 10 anos. E há estudos que afirmam uma duração de até 20 anos.
Mas, na verdade, esse tempo é bem relativo, pois depende de fatores que variam para cada paciente. A higienização bucal e os hábitos ruins (como roer a unha ou morder a tampa da caneta) podem diminuir a vida útil da lente, por isso não adianta investir no tratamento e continuar com velhos hábitos. A cooperação do paciente é imprescindível.
Embora o material seja muito resiste, a lente de contato dental não pode ser reparada pelo dentista, ou seja, se uma delas cair, quebrar ou lascar, será necessário fazer um outra para substituí-la.
Além da boa higienização, consultas periódicas devem ser frequentes para acompanhamento profissional da lente de contato dental na zona sul de São Paulo.
CONCLUSÃO
O sorriso é o principal cartão de visita de qualquer e conta muito para o bem estar físico. Quem está insatisfeito com o seu, quer deixá-lo melhor, mas não gostaria de ficar com aparelho por muitos tempo ou ter um sorriso metálico, deve apostar na lente de contato dental dos famosos. E, assim como eles, ter um sorriso perfeito e encantador.
Além de melhorar o visual de dentes mal posicionados ou quebrados, ainda deixa o sorriso muito mais branquinho, reservando a estrutura natural do dente, dando mais resistência e reestabelecendo sua função, com desgaste mínimo.
Facetas:
As principais indicações para realização dos tratamentos estéticos compreendem alterações na face vestibular (parte de fora) dos dentes anteriores, manchas por fluorose, escurecimento dos dentes, má formação, mau posicionamento no arco, diastemas, restaurações amplas, perda de estrutura coronária por cárie ou traumatismo, tratamento das lesões de erosão, abrasão e atrição.
A faceta pode ser executada diretamente na boca do paciente com resina composta ou ser de porcelana realizada no laboratório e, posteriormente colocada no dente do paciente. A Faceta proporciona um resultado estético bonito e aspecto bucal saudável para o paciente sem amarelar com o tempo.
Fechamento de Diastemas:
Diastema são espaços existentes entre os dentes que podem comprometer a estética e harmonia de um sorriso. Geralmente acometem os dentes anteriores superiores causando uma desarmonia na estética facial. A solução para esse problema é resolvido com a área da odontologia estética. O fechamento desses espaços pode ser feito com tratamento ortodôntico, o uso de resinas ou com facetas de porcelana.
Sensibilidade:
Um problema que incomoda bastante os pacientes é a questão da sensibilidade dentinária na região do colo dos dentes. Já é possível minimizar esse sintoma e até mesmo eliminá-lo dependendo do caso.
A sensibilidade pode estar relacionada a diversos fatores: retração gengival (a gengiva se retrai e expõe parte da raiz do dente, que geralmente é sensível), desgaste dentário (escovação incorreta, hábitos de roer unhas, ossos, canetas, apertamento de dentes ou bruxismo), lesões de erosão ácida (causada por dieta ácida, frutas cítricas, refrigerantes, vinhos; e até problemas estomacais como refluxo gastro-esofágico), defeitos de formação de tecidos dentários (dentinogênese e amelogênese imperfeitas), etc.
A cárie também pode dar sensibilidade. O dentista deve ser consultado para diagnosticar e tratar este problema.