A periodontia estuda os tecidos normais e as doenças dos tecidos, sistema de implantação e suporte dos dentes. A palavra periodontia significa “perio” = em volta de e “dontia” = dentes. Compreende os tecidos da gengiva, do ligamento periodontal, do cemento radicular e do osso alveolar.
A gengiva é o tecido que reveste o osso que sustenta os dentes. Em virtude da má higiene, do fumo, do stress, da imunodeficiência e de maus hábitos alimentares a gengiva fica fragilizada às infecções decorrentes de bactérias.
O ligamento periodontal é composto por fibras colágenas que ligam os dentes ao osso alveolar. É formado pelas fibras de Sharpey. Comunica-se através de canais vasculares com os espaços medulares do osso alveolar próprio.
O cemento radicular é um tecido que recobre a raiz do dente. Não possui vasos sanguíneos, linfáticos, inervação e não é remodelado, mas permanece em contínua deposição.
O osso alveolar é formado com parte da mandíbula e maxilar que são suporte dos dentes. Sua principal função é distribuir e reabsorver as forças geradas pela mastigação e outros contatos dentais.